Skip to main content

A gravidez gera uma enorme transformação na vida e no corpo da mulher!

A gravidez é uma enorme transformação na vida de qualquer mulher! Depois da gestação não só a vida, mas o corpo da mulher também sofre muitas transformações. Flacidez na pele, estrias, gordura localizada e até mesmo os seios começam a cair com o peso da produção do leite e também com a amamentação.

 

É impossível falar em transformação no corpo da mulher e não lembrar da cirurgia plástica

É impossível falar em transformações como essas no corpo da mulher e não lembrar da cirurgia plástica, e por isso fizemos um post especial falando exclusivamente sobre Cirurgia Plástica depois da gravidez, aqui no Blog da Clínica Edilson Pinheiro. Para que você entenda melhor vamos fazer em formato de perguntas e respostas, de acordo com as explicações dadas em entrevista pelo Dr. Edilson Pinheiro, cirurgião plástico em Fortaleza.

 

Logo após o parto, posso fazer alguma cirurgia plástica? É possível fazer uma cirurgia plástica assim que terminar a gravidez?

 

NÃO! Conforme conversamos logo no começo do post, a gravidez transforma completamente a vida da mulher, e o seu corpo então? Nem se fala! É bastante comum que a gestante engorde dezenas de quilos, podendo chegar com facilidade aos 20 ou 30 quilos a mais durante a gravidez, o que tornaria impossível tratamentos como uma lipoaspiração ou abdominoplastia, por exemplo. Além do aumento de peso há também a questão da amamentação que impede qualquer procedimento cirúrgico, principalmente nas mamas!

 

Longe do peso ideal e com uma amamentação pela frente, fica impossível pensar em uma cirurgia plástica

Se o corpo não está mais com o mesmo peso de antes da gravidez e você tem uma amamentação pela frente, fica realmente impossível de pensar em uma cirurgia plástica imediatamente após a gravidez. Além do mais existem inúmeros outros aspectos que impedem uma cirurgia logo após dar a luz, e só para que você tenha uma ideia, um bom exemplo é o próprio útero da mulher que ainda está dilatado o que impede até mesmo que a mulher que deseja fazer a cirurgia e o próprio cirurgião plástico não tenham a real dimensão de qual é a real situação do corpo da mulher, o que impede qualquer planejamento da cirurgia.

 

Sem dúvidas é preciso dar tempo ao tempo e esperar que o corpo volte ao normal depois de tantas alterações decorrentes da gestação?

 

Quanto tempo eu preciso esperar depois da gravidez para fazer minha cirurgia plástica?

 

6 meses é o tempo mínimo que você deve esperar antes de fazer uma cirurgia plástica

6 meses! Esse é o tempo mínimo que você deve esperar para fazer uma cirurgia plástica logo depois de ter um filho. É claro que cada mulher possui uma resposta diferente de seu organismo ao processo de gestação, amamentação e recuperação e somente uma boa consulta com o cirurgião plástico irá definir se seu corpo está recuperado e se realmente “voltou ao normal”.

 

DICA IMPORTANTE: muito mais importante que o tempo de seis meses para a liberação da cirurgia plástica é o seu peso! Isso mesmo! Talvez você não saiba, mas pessoas que estão muito acima de seu peso ideal não podem fazer uma cirurgia plástica de lipoaspiração ou abdominoplastia, por exemplo! O motivo? Ora, esses dois procedimentos são indicados para tratar gordura localizada e excesso de pele que não sai nem com dieta e nem com exercícios, ou seja, não é um método de emagrecimento, mas de contorno corporal. Por isso, você deve estar o mais próxima possível de seu peso ideal antes de procurar a cirurgia plástica.

 

Mais importante que o tempo, o peso é que vai permitir sua cirurgia plástica

Então, a dica de ouro aqui é: não fique ansiosa em fazer logo sua cirurgia plástica, mas fique determinada em fazer uma boa dieta com nutricionista e tenha uma rotina de hábitos saudáveis para que seu corpo fique pronto para a cirurgia o quanto antes!

 

Quais as cirurgias plásticas mais procuradas pelas mulheres depois da gravidez?

 

As regiões mais atingidas pelas alterações do corpo durante a gestação é o abdome (barriga) e os seios. Estrias, flacidez e gordura localizada em ambas regiões são os principais alvos da cirurgia, que como já conversamos pode ser planejada para, em média, seis meses depois da gravidez.

As cirurgias mais procuradas para a região da barriga são: lipoaspiração e abdominoplastia

 

Na região abdominal, as cirurgias mais interessantes para devolver a auto-estima das mulheres depois da gravidez são: lipoaspiração, abdominoplastia e mini-abdominoplastia.

 

Nos seios, as cirurgias mais procuradas são mastopexia, redução de mama e aumento de seios com prótese de silicone

Nos seios, os melhores procedimentos da cirurgia plástica para as mulheres depois da gestação (e da amamentação) são: redução de mama e mastopexia. E a prótese de silicone? Sim! Muitas mulheres percebem o aumento dos seus seios durante a amamentação e gostam muito das mamas maiores, então, pedem ao cirurgião plástico para fazer a cirurgia de mastopexia que levanta as mamas caídas, e junto com esta cirurgia fazem também os implantes de silicone, no mesmo procedimento!

 

Quero aumentar meios seios com prótese de silicone, ou até mesmo já tenho silicone nas mamas. A prótese de silicone atrapalha a amamentação? Ou ainda, é preciso retirar as próteses de silicone para amamentar o bebê?

 

A prótese de silicone não atrapalha a amamentação!

Está com medo de amamentar com prótese de silicone? Então pode ficar tranquila desde já! Pois a resposta é NÃO! A prótese de silicone não vai atrapalhar você de amamentar seu filho e muito menos você precisará retirar sua prótese para o período de amamentação. As próteses de silicone são acomodadas em uma posição estratégica (atrás ou a frente do músculo peitoral da mulher) que não gera nenhum estresse ou problema para glândula mamária, e a mulher que possui prótese de silicone pode amamentar normalmente, sem qualquer problema!

 

Acabei de fazer uma cirurgia plástica e engravidei, e agora? Como manter os resultados da cirurgia plástica, mesmo com todos as alterações no corpo provocadas pela gestação?

 

Isso realmente pode acontecer: engravidar logo depois de fazer uma cirurgia plástica. Quem passa por isso sente um forte receio de “perder” os resultados da cirurgia, o que é bastante justificável.

 

Em situações como essa, em primeiríssimo lugar o mais importante é procurar a ajuda de um nutricionista o mais rápido possível! O aumento de peso é o grande inimigo a ser combatido para evitar que se percam os resultados da cirurgia, porém, como a alimentação é fundamental durante a gestação, não só para mãe, mas também para o bebê, o trabalho do nutricionista é fundamental para que você tenha uma alimentação rica em nutrientes, fornecendo tudo que você e o bebê precisam para manter a saúde, mas sem que ocorre um grande ganho de peso.

 

Ficar parada também é outro grande risco para os resultados da sua cirurgia, por isso manter os exercícios (com os cuidados exigidos para uma gestante) é indispensável para que a gravidez ocorre sem maiores “estragos” na aparência do seu corpo.

 

 

 

Close Menu

Clínica Edilson Pinheiro – Cirurgia Plástica em Fortaleza

Shopping Pátio Dom Luís

Torre II – 12o Andar

Fone: +55 (85) 3215 45 25

WhatsApp