Drenagem Linfática e seus benefícios

Paulo Dório 16/07/2020 • 14h07

Você vai adorar descobrir quais são

Com a chegada do verão, a preocupação em manter o corpo mais bonito é maior. Um dos tratamentos que ajudam a eliminar peso é a Drenagem Linfática, técnica de massagem usada para drenar e limpar macromoléculas e resíduos celulares. Ela estimula o sistema Linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a Linfa até os Gânglios Linfáticos. Com isso, são eliminados o excesso de líquido e as toxinas do organismo.

A principal função da Drenagem Linfática é retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Ao serem retiradas do local armazenado, tais substâncias são encaminhadas para o sangue através da circulação. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo. A Drenagem Linfática pode ser uma grande aliada para as mulheres, atua na prevenção de celulite e ajuda a limpar toxinas que formam os nódulos de gordura. Isso elimina o inchaço do corpo e aumenta a oxigenação da pele em curto prazo. O método ainda deixa a pele com uma aparência mais saudável, além de proporcionar uma melhor circulação sanguínea.

A Massagem é bem suave (diferente das modeladoras) e direcionada ao Sistema Linfático – uma rede complexa de vasos que transportam fluidos através do corpo, acelerando e ativando a circulação da Linfa; líquido que percorre os Vasos Linfáticos, transportando anticorpos, substâncias orgânicas e inorgânicas, assim como resíduos e toxinas para serem eliminados.

Com essa estimulação, podemos observar diversos benefícios, como:

  • Diminuição do inchaço e melhora da celulite;
  • Redução da retenção de líquido;
  • Melhora da circulação sanguínea em geral;
  • Melhora no transporte de gordura;
  • Pele mais saudável por conta do aumento da oxigenação dos tecidos do corpo;
  • Relaxamento do corpo e pode atuar no combate da gordura localizada;
  • Desintoxica o organismo;
  • Ativa o sistema imunológico;
  • Auxilia no tratamento da celulite

Apesar de todas as vantagens, a drenagem possui contraindicações em alguns casos como: insuficiência cardíaca, trombose ou hipertensão, quadro de infecção. Em relação às grávidas, existe apenas uma restrição até os três meses de gestação; depois disso, elas podem fazer, mas sempre com orientação médica.

Mas para obter resultados mais efetivos é necessário abordar hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e pratica de exercícios físicos.