Prótese Mamária – Tipos de Próteses

Paulo Dório 16/07/2020 • 14h07

Existem diversos tipos de próteses de silicone disponíveis, variando em termos de tamanho, textura, forma, perfil, marcas. Hoje iremos discutir sobre os diversos tipos de prótese de mama de silicone e, como a correta escolha do tipo ideal de prótese mamaria de silicone para cada caso é importante para obtenção de um resultado final estético adequado para a paciente.

TIPOS DE PERFIL

O perfil de uma prótese consiste basicamente no seu formato, sendo sete os tipos existentes:

  • Prótese silicone perfil baixo: esses tipos de próteses de silicone possuem uma base mais larga e são mais baixas, sendo, portanto mais indicadas quando se desejam uma maior projeção do colo mamário e pouca projeção para frente. São pouco utilizadas na prática.
  • Prótese silicone perfil moderado: apresentam maior projeção do que as próteses de perfil baixo, tendo uma base um pouco menor.
  • Prótese silicone perfil alto: essas próteses de silicone possuem uma base menor e são mais altas, sendo portanto melhor indicadas quando se deseja maior projeção dos seios para frente sem tanta necessidade de preenchimento do colo mamário. As próteses de silicone de perfil alto são as mais requisitadas pela maioria das pacientes.
  • Prótese silicone perfil super alto: esse tipo de perfil privilegia ainda mais a projeção da mama. Sua indicação é restrita à alguns caso.
  • Obs: considerando as próteses de perfil baixo, moderado, alto e super alto, quanto mais alta a prótese, maior é a projeção que esta prótese proporcionará, e menor será sua largura.

    Ainda com relação ao perfil, existem outros dois tipos especiais:

    • Prótese silicone perfil cônica: esta prótese é mais indicada para pacientes que tem o tórax muito estreito, porque é a que possui menor base. Porém, sua indicação é muito rara, porque pode deixar as mamas muito pontudas.
    • Prótese silicone perfil anatômica:  essas próteses de silicone têm um perfil “em gota” e são indicadas para aquelas pacientes que têm mamas com formas e contornos estéticos e se deseja um aumento proporcional das mesmas. Porém, proporciona uma projeção do colo menor que as próteses de silicone de perfil alto. Outra grande desvantagem é o fato destas próteses poderem girar, gerando assimetrias, o que ocorre muito dificilmente com as próteses redondas.

    • Duas próteses de silicone podem ter o mesmo tamanho (volume), mas podem ter perfis diferentes. Isto é muito importante, porque frequentemente as pacientes têm como referência uma amiga ou conhecida que colocou determinado volume, e desconhecem o fato de haver uma diferença no que se refere ao perfil e à marca da prótese.

      Para que você tenha uma noção melhor, basta imaginar uma lata de atum e uma lata de cerveja. Ambas possuem 300 ml, porem uma é mais alta e estreita enquanto a outra é mais baixa e larga.