Realidade Virtual: A Mais Moderna Tecnologia para a Prótese de Silicone

Paulo Dório 16/07/2020 • 14h07

A realidade virtual chegou na cirurgia plástica. Coloque um óculos 3D e veja qual prótese fica melhor em você. Tudo aqui, em apenas uma consulta.

Sendo o pioneiro desta tecnologia em Fortaleza, Dr.Edilson Pinheiro trouxe com exclusividade da Suíça, essa nova forma de consulta, especialmente para a prótese de silicone.

O universo da Realidade Virtual vem crescendo exponencialmente nesses últimos meses, iniciando um novo modelo de tecnologia.  Esse novo universo vai além do mundo de jogos e entretenimento, atualmente está sendo aplicada em vários cenários na Medicina. Recentemente, o mundo da cirurgia plástica também embarcou nessa incrível viagem.

A Clinica Edilson Pinheiro é pioneira quando se fala em realidade virtual para cirurgia plástica em Fortaleza. Essa tecnologia se alia a cirurgia plástica para produzir um resultado mais eficaz, trazendo segurança e conforto para médico e paciente. Desta forma, ambos chegam a um novo patamar de conexão, trazendo o mundo virtual o mais próximo possível da realidade, definindo e facilitando o entendimento.

A paciente consegue se ver dentro de um consultório virtual, e experimentar diferentes tamanhos , formatos e ate mesmo marcas  de prótese de mama. Uma experiência única e emocionante. Assim  ,fica completamente para trás, aquele formato de consulta onde os cirurgiões plásticos  colocavam a prótese  por cima da roupa ou por baixo do sutiã, para decidir o tamanho. Agora tudo mudou!!!

Mas como funciona essa realidade virtual?

A paciente é fotografada e, através de um programa específico, reúne essas fotos e as medidas do corpo que se transformam em um modelo 3D exclusivo no computador do cirurgião. Ela coloca o óculos, o qual está conectado ao software, que calcula o volume e as diferenças que existem nas mamas, e indica as numerações possíveis, entrando nesse cenário virtual, que contém diversos espelhos para dar uma perfeita visualização de todo o seu corpo, causando uma experiência bem impactante.

Através do cálculo que o software faz, a paciente se observa e visualiza qual a prótese compatível, enquanto conversa com o médico em tempo real para chegarem a uma definição sobre o que é melhor para ela. “Isso tudo, torna a decisão mais confortável e com maior chance de atingir o sucesso no pós-operatório”.

“Qual o melhor tamanho da prótese de silicone para colocar nas minhas mamas?”. Esta é a pergunta mais comum dentro dos consultórios de cirurgia plástica. Por exemplo, a paciente quer colocar uma prótese de silicone de 350ml, porque uma amiga colocou, falando algo do tipo “Será que fica bom em mim?”. Quando usamos essa tecnologia, o programa vai calcular o número que pode ser utilizado.  Vamos supor que a através do programa ficaria melhor a utilização de 300ml e não 350ml, como ela havia imaginado. Na realidade virtual é possível visualizar o melhor tamanho, e não apenas o que ela queria, desta forma a paciente vai para a cirurgia mais segura de sua escolha em relação a numeração da prótese de mama, com baixo índice de erro.